5 dicas para seguir a Reeducação Alimentar

4

Quantas vezes você já disse: “segunda-feira eu começo”? Promete a se alimentar melhor, ir para a academia, ser mais organizada, e por aí vai… mas quantas vezes realmente você inicia e mantém essa promessa? Com o passar dos anos, aprendi que para poder realmente alcançar nossas metas, temos que sair da nossa zona de conforto. O caminho nem sempre é fácil, porém se você realmente estiver determinada, o resultado lá na frente é muito gratificante. Aqui vou dividir 5 dicas práticas e reais para iniciar e manter uma alimentação saudável.

1) Entenda que reeducação alimentar não é dieta: que tem um início e fim.

A reeducação alimentar é modificar hábitos comportamentais e alimentares do nosso dia a dia. Tem como objetivo a manutenção da saúde, prevenir e/ou solucionar doenças e como consequência manter a boa forma. No início é difícil assimilar tanta informação e entender como escolher os melhores ingredientes/alimentos, como ler rótulos e tabela nutricional, mas confia, não é esse bicho de 7 cabeças que você está pensando!

2) Busque um profissional da área de nutrição.

Na hora de escolher um nutricionista, pesquise! Infelizmente, nos dias de hoje, temos muitos profissionais criando dietas “da moda” e fazendo terrorismo alimentar. Esse, definitivamente, não vai te ajudar nessa mudança de hábito. O profissional correto, vai te analisar, entender sua rotina, perguntar o que você mais gosta de comer, ensinar a montar o seu próprio cardápio, ensinar a fazer a seleção correta dos alimentos, etc.

3) Implemente a reeducação alimentar para toda a família.

Desde pequena, eu via como minha mãe preparava cada refeição do zero. Ela se planejava para fazer as compras e se preocupava com a variedade dos alimentos que colocava sobre a mesa. Refrigerante, bolachas recheadas, produtos industrializados? Isso com certeza não estava na lista dela! Como consequência, eu que tanto a observava, logo criei interesse pela cozinha e pedia para ajuda-la. Com a chegada dos meus filhos, eu quis reproduzir esse mesmo modelo e me aperfeiçoar. Busquei profissionais para que pudessem ajudar a melhorar nossa rotina familiar de forma saudável; e hoje em dia meus filhos comem de tudo: vegetais, frutas, legumes, grãos, etc.

5 dicas para seguir a Reeducação Alimentar - Miami Moms Blog - Renata Brissi

4) Planeje sua semana: Monte um menu, compre os ingredientes e cozinhe!!

Assim como você, eu tenho uma vida muito corrida. Então separar um dia da semana para criar o menu, fazer as compras, e cozinhar facilita muito a rotina diária. Eu faço 5 refeições por dia: café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Se eu tiver que parar toda vez para preparar tudo o que eu como, logo não daria tempo para realizar as demais tarefas. Se eu não me planejasse com antecedência, provavelmente eu teria que pular alguma refeição, ou pior ainda, parar em um fast food!! Planejamento é tudo na vida, e na reeducação alimentar não seria menos importante!

5) Não compre o que você não pode/deve comer.

Foca em comprar apenas os itens do menu que você preparou!! Isso vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro. Uma coisa que me ajudou muito, foi aprender a ler os ingredientes e tabela nutricional. Normalmente me baseio em 3, 4 pontos, para filtrar se um produto é bom/saudável ou não. Outro motivo para não comprar itens que não estão no seu menu, é para evitar tentações. Eu tenho certeza que se você tiver um pote de Nutella, ou um pacote de bolacha recheada, você vai comer!! Então eu aconselho a não comprar. 

Enfim, ainda tenho muitas coisas interessantes para dividir com vocês sobre alimentação saudável. Deixa aqui nos comentários o que voce gostaria de saber: exemplos de menu, aprender a ler rótulos e tabela nutricional, ou se tiver alguma dica também. Até breve…

Previous articleKids Have Love Languages Too! | Parenting & Emotional Connection
Next articleGirl Scouts of Tropical Florida: A Lifetime of Memories
Renata Brissi
Renata was born in São Paulo, Brazil. She is currently living in the Miami area with her Argentinian husband, Martin, and two sons, Luca (5 yrs) and Matteo (1 yr). With her second pregnancy, she decided to quit her job as product and marketing manager and a receptive tour operator to experience full-time motherhood and all the daily challenges and adventures of a stay-at-home mom. Renata and her family are passionate about travel and learning about other cultures. She loves to spend quality time with her family and make sure they have a fun, healthy, and well-balanced routine. Renata loves sports, riding a bicycle, and outdoor activities. Yoga and meditation are two of her new daily routine activities. Other than that, her passion is to cook great food and see cooking as a wonderful challenge of taking seemingly unrelated items and turning them into something delicious. Follow her on Instagram to get to know her more @renatabrissi.

4 COMMENTS

    • Re!! Que bom te ver por aqui! Obrigada por prestigiar :*
      Otimo ponto, vou colocar como foi minha experiencia com os meninos. Realmente é um desafio fazer essa criançada comer saudável, principalmente quando a lancheira do amiguinho so tem chocolate, yogurt de oreo e queijinho kkkkkkk

  1. Excelente post!
    Concordo que planejamento é tudo para conseguir manter uma alimentação saudável.
    Uma dica seria preparar o menu e lista de compras na quinta-feira. Na sexta-feira ir ao supermercado. No sábado/domingo deixar (pré)preparada as refeições, assim não tem como “escapar”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here